Movelpar 2017 - 11ª Edição - Feira de Móveis do Estado do Paraná
Notícias

16 AGO 2018
Rodadas aceleram negócios durante MostraMóveis
Compradores e vendedores do sul e sudeste do Brasil e de países da América do Sul, do Norte, Central e África estão no Expoara, em Arapongas, com o objetivo de conhecer as novidades da indústria de móveis

Além da programação intensa de workshops, painéis, palestras e oficinas do segundo dia do 9º Congresso Nacional Moveleiro, que está acontecendo no Expoara - Centro de Eventos, em Arapongas, norte do Paraná, o dia foi de gerar negócios em rodadas com o mercado interno e externo e com a comercialização de produtos entre os expositores da MostraMóveis e os lojistas visitantes de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Os Encontros de Negócios promovidos pelo Sebrae/PR reúnem 30 compradores nacionais (lojistas de grandes redes varejistas, distribuidores e operadores de e-commerce) que ficam frente a frente com vendedores e proprietários de micro e pequenas indústrias moveleiras de diferentes regiões do Paraná, que vieram por meio de caravanas promovidas pela entidade, para fechar negócios. O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que o objetivo é apresentar aos compradores o potencial das indústrias moveleiras de Arapongas, da região Oeste e da capital do estado e incentivar as vendas. -A expectativa é que até o fim do evento, com os 350 encontros, serão gerados R$ 2 milhões em negócios nas rodadas nacionais-, estima ele.

Para a compradora Sibely Quinalha, da Ambientecool Design, de Campinas, que atua no ramo de projetos de arquitetura e design para o mercado corporativo (empresas), os encontros surpreenderam. -Gostei do mix de empresas que conheci. Agora, farei uma avaliação mais criteriosa dos produtos apresentados no portfólio para poder incluir nos meus projetos. Aqui é um bom caminho para fechar boas e novas parcerias-, destacou.

Já o vendedor Saulo Jahjah, da Aluminum Decor, de Arapongas, ficou satisfeito com o resultado dos contatos comerciais até agora. -A nossa loja é especializada em móveis (mesas e cadeiras) de alumínio para área externa. Conseguimos prospectar novos clientes para entrar em outros mercados onde não atuamos ainda-, afirmou.

Mercado Externo
Já o espaço reservado para as rodadas de negócios com compradores internacionais movimentou a manhã desta quinta-feira (16/8). A ABIMÓVEL, em parceria com a Apex-Brasil, por meio do projeto Brazilian Furniture, está promovendo no evento contatos entre indústrias moveleiras e compradores de diversos países.

Agenda técnica das rodadas tem 50 importadores do Chile, Colômbia, Peru, Panamá (abrangendo a América Central), México, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes Unidos (com expansão para os países do Golfo/Norte da África). -Estes encontros serão viabilizados graças ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, fruto da parceria da ABIMÓVEL e da APEX Brasil, e consolidam o trabalho de tornar a região Norte do Paraná uma referência na produção de móveis, ampliando a competitividade e abrindo novos mercados aos empresários do setor-, destaca Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.

O representante da empresa da Costa Rica, Ching Yang Chung, que está no Brasil pela primeira vez, achou o formato muito produtivo. -Achei as reuniões dinâmicas e objetivas e os produtos apresentados com design inovador, o preço competitivo e com boas possibilidades de exclusividade da venda por minha empresa. Também fiquei interessado nos produtos em couro e no mobiliário de tv e estantes-, disse.

Ana Maria Zuluaga, compradora da Colômbia, já é veterana de Brasil. Em Arapongas, ela foi em busca de ampliar a variedade de produtos do portfólio de sua empresa e também veio buscar peças com design inovador. -O Brasil apresenta sempre novidades em design de mobiliário que agradam muito nossos clientes na Colômbia. Gostei muito dos projetos de interiores que vimos aqui e também estamos pensando em ampliar nossos negócios no Brasil-, adiantou.

O dia também foi produtivo para profissionais do interior do Paraná que viram o Congresso como oportunidade de exportar seus produtos. Leandro Miazo, da Karam Estofados, de Terra Rica, disse que em apenas quatro rodadas com compradores de Chile, Colômbia e Argentina já ficou animado com o resultado. -É nosso primeiro passo rumo ao mercado de exportação, só atuamos no Brasil, especialmente no sul e sudeste, e nossa intenção é que 15% de nosso faturamento seja resultado de exportações para a América do Sul. Por isso, nossa meta não é só aproximação, queremos sair daqui com negócios fechados e novos parceiros consolidados-, contou.

-Já participamos de outros eventos como este, já temos experiência em exportação pela atuação em 25 países. Nosso foco são móveis para casa, dormitórios, roupeiros, móveis para salas e uma linha de metal, de mesas e cadeiras que está rendendo interesse dos compradores. Hoje pretendo sentar com representantes da Costa Rica e Uruguai e de outros países da América Central, Caribe e Oriente Médio para expandir ainda mais nossas exportações, que hoje são uma alternativa ao mercado interno, que está estagnado-, assinalou Endrigo Feron, da Nativa Móveis de Pato Branco, sudoeste do Paraná.

As rodadas de negócios, a feira MostraMóveis e o Congresso Moveleiro seguem até amanhã, sexta-feira (17). A visitação à feira se encerra às 21 horas.
Notícias

16 2018
Rodadas aceleram negócios durante MostraMóveis
Expoara - Pavilhão de Exposições Arapongas S/A
Rua Guaratinga, 4455 - BR-369 - Km 181
CEP 86703-000 - Fone: +55 43 3172 5000
Arapongas - Paraná - Brasil

Todos os direitos reservados
11/2015